WEBQUEST


Segundo o MEC (Ministério da Educação) a Webquest  “ é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.” A Webquest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da internet. Oportunizando realizar algo diferente para obter resultados diferentes em relação à aprendizagem dos alunos.

O conceito de Webquest foi desenvolvido por Bernie Dodge em 1995, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa.

Bernie Dodge define a Webquest em dois tipos:

- Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
                      - Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

A Webquest é constituída por sete itens:

1. Introdução - É o primeiro passo para a produção de uma Webquest, é a página onde o aluno se sentirá bem vindo. Deve oferecer possibilidade de pensar e analisar com criticidade o tema sugerido.

2. Tarefa - É a definição do que o aluno terá que executar para terminar a atividade. Nesta parte da Webquest o aluno age participando e colaborando com a construção do conhecimento.

3. Processo - Ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, as regras devem ser poucas, possíveis de cumprir e ajustadas às condições da turma.

4. Recursos - Caminhos a serem percorridos. É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias para que a tarefa possa ser cumprida (links sugeridos).

5. Avaliação - Momento de reflexão e aprendizagem. É uma forma de análise das descobertas realizadas. Na avaliação o aluno deve ser informado sobre como seu desempenho será avaliado. Pode-se apresentar tabelas, fichas e questionários na avaliação.

6. Conclusão - Ligada a avaliação, a conclusão é uma forma de apresentar um resumo das aprendizagens, bem como, os pontos que poderão ser retomados em outros momentos.

7.Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a Webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.

Para elaborar uma Webquest é necessário:

Planejar

  • Definir o tema
  • Selecionar fontes de informação
  • Delinear a tarefa
  • Estruturar o processo

Formatar

  • Escrever a introdução
  • Escrever a conclusão
  • Inserir o conteúdo no gabarito

Publicar

  • Fazer os acertos finais
  • Publicar a Webquest

Gabaritar

  • Nessa etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em informática.

 O MEC (Ministério da Educação) aponta ainda dois pontos fundamentais para a Webquest seja desenvolvida:

Objetivos Educacionais

- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo /internet ).
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
- Promove uma aprendizagem cooperativa.

Desenvolver habilidades cognitivas
“Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as Webquests estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.”

- Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
- Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
- Favorece o trabalho de autoria dos professores.
- Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
- Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.




Referências:





http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=introducao&wq=3708






Webquest publicada pelo grupo do curso de arte e multimídia
" Viagem através da leitura visual"
http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=4316


webquest individual  " Descobrindo a orquestra"

http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=5318

Um comentário: